SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número45Percepções de professores/as sobre as diferenças de género na educação em sexualidade em escolas portuguesasRelações raciais e de gênero: a educação física escolar na perspectiva da alquimia das categorias sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

SANTOS, Vera Márcia Marques. Educação sexual e sexualidade, intuição e sensibilidade: referências para práticas pedagógicas de professores na educação básica. Educ. Teoria Prática [online]. 2014, vol.24, n.45, pp.40-56. ISSN 1981-8106.

Este artigo é um recorte da pesquisa de doutoramento que estabeleceu diálogos sobre formação continuada e práticas pedagógicas de professores e professoras no Brasil e em Portugal, nos quais é recorrente o discurso de que “a intuição e a sensibilidade” referenciam práticas pedagógicas de professores/as no que se refere às manifestações da sexualidade em espaços escolares. O discurso que deu origem à tese que motivou a referida pesquisa é proveniente da fala de professores e professoras de diferentes municípios de um Estado localizado no sul do Brasil, a partir dos espaços de formação inicial num curso de Pedagogia na modalidade a distância, no qual havia um corpo discente constituído por docentes que, na época, cursavam o ensino superior. Optouse pela pesquisa de cunho qualitativo, na qual se pode perceber que a sensibilidade e a intuição não substituem o conhecimento e a formação, mas podem ser elementos importantes para um fazer pedagógico cuidadoso no que se refere às questões que envolvem a sexualidade no processo educativo.

Palavras-chave : Educação Sexual e Sexualidade; Práticas Pedagógicas; Intuição e Sensibilidade; Formação de Professores; Educação Básica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )