SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue45Relações raciais e de gênero: a educação física escolar na perspectiva da alquimia das categorias sociaisAs Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC na formação de Professores(as) em Educação Sexual: o caso das E-oficinas na I COES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

FERREIRA, Pedro Miguel; FAVERO, Marisalva  and  DELCAMPO, Amaia. Avaliação do impacto de um programa de educação sexual no primeiro ciclo de escolaridade. Educ. Teoria Prática [online]. 2014, vol.24, n.45, pp.76-95. ISSN 1981-8106.

Pretendeu-se com este estudo avaliar um programa de educação sexual (SEC) aplicado aos/às alunos/as do terceiro ano de escolaridade, que foi elaborado de acordo com a lei n.º 60/2009 em Portugal. O SEC é formado por cinco sessões. Para a avaliação do programa utilizamos metodologia qualitativa, com entrevista pré e pós aplicação do programa a dois grupos de alunos/as de oito e nove anos de idade: 16 do grupo experimental (participantes do SEC) e 11 do grupo de controle. As entrevistas foram analisadas através de análise de conteúdo. Antes da aplicação do programa, ambos os grupos possuíam alguns conhecimentos na área da sexualidade. Por outro lado, possuíam ideias erradas, além de inúmeros estereótipos de género. Após a aplicação do SEC, verificou-se um aumento dos conhecimentos no grupo experimental, comparativamente ao grupo de controle, mas em ambos os grupos persistiram os estereótipos de género. Os resultados indicam que a lei da educação sexual não vai ao encontro das necessidades específicas deste grupo etário ao não salientar a importância de trabalhar, nos programas de educação sexual para o primeiro ciclo, os estereótipos de género e por consequência de desigualdades de género.

Keywords : Educação Sexual; Avaliação; Estereótipos de Género; Desigualdades de Género.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )