SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número45Avaliação do impacto de um programa de educação sexual no primeiro ciclo de escolaridadeRepresentações da homossexualidade e o preconceito de estudantes universitários contra homossexuais num curso em ensino de biologia em Moçambique índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

ROSSI, Célia Regina  e  FREITAS, Dilma Lucy de. As Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC na formação de Professores(as) em Educação Sexual: o caso das E-oficinas na I COES. Educ. Teoria Prática [online]. 2014, vol.24, n.45, pp.96-118. ISSN 1981-8106.

Este artigo tem por objetivo relatar como as Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC, podem contribuir para a formação de professores(as) em educação sexual, através da experiência vivenciada com a realização das e-oficinas, que aconteceram na I Conferência on line de Educação Sexual - I COES. Essa Conferência foi organizada pela Universidade de Lisboa-PT, em parceria com a UNESPSP e a UDESC-SC. A I COES envolveu os(as) profissionais da educação, que atuam diretamente na escola, para discutirem e trocarem as suas experiências relacionadas com a educação sexual e áreas afins, através de um espaço on line. As pesquisas na área de formação inicial e continuada de professores(as) em sexualidade, educação sexual, relações de gênero e diversidade sexual têm demonstrado a necessidade de se promover e estimular os(as) professores(as) de todas as áreas a assumirem, de forma intencional e emancipatória, o seu papel de educadores(as) sexuais. Através da ferramenta de webconferência Cisco System, a I COES possibilitou a  interação de noventa e cinco professores provenientes de variados pontos do Brasil e de Portugal, oportunizando ricos momentos de diálogos, problematizações e reflexões sobre as temáticas já mencionadas, referentes às realidades brasileira e portuguesa.

Palavras-chave : Educação Sexual; TIC; Formação Continuada; E-oficinas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )