SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número45As Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC na formação de Professores(as) em Educação Sexual: o caso das E-oficinas na I COESQuando a mudança reitera a norma: reestruturação curricular da medicina em possíveis articulações com sexualidade e gênero índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

NOTA, Juvencio Manuel. Representações da homossexualidade e o preconceito de estudantes universitários contra homossexuais num curso em ensino de biologia em Moçambique. Educ. Teoria Prática [online]. 2014, vol.24, n.45, pp.119-143. ISSN 1981-8106.

Este artigo analisa as representações (explicações) dos graduandos do curso de licenciatura em Ensino de Biologia sobre a natureza da homossexualidade e o tipo de preconceito expresso contra homossexuais. Para tal, aplicaram-se questionários a 127 estudantes de ambos os sexos do primeiro ao quarto ano no curso de Biologia da Universidade Pedagógica em Maputo. Os resultados mostraram uma representação bipolar da homossexualidade fundamentada por explicações de natureza psicossocial e biológica, mas também um preconceito generalizado. A análise da ancoragem do tipo de preconceito permitiu classificar os estudantes em dois grupos: o primeiro formado por 59 estudantes (46.5%) classificados como preconceituosos flagrantes por aderirem fortemente a explicações de natureza biológica, tinha uma maior rejeição à proximidade com homossexuais, baixa expressão de emoções positivas em relação aos homossexuais e alta expressão de emoções negativas. Os do segundo grupo (n=68, 53.5%) foram classificados como preconceituosos sutis, aderiram fortemente a explicações psicossociais, tinham uma rejeição moderada à proximidade com homossexuais, baixa expressão de emoções positivas e negativas em relação aos homossexuais. Todavia, apenas as representações de natureza religiosa e a psicossocial predisseram significativamente o tipo de preconceito expresso.

Palavras-chave : Representações Sociais; Preconceito Sexual; Homossexualidade; Homossexuais; Ensino de Biologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )