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Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

LEITE, André Filipe dos Santos  e  OLIVEIRA, Thiago Ranniery Moreira de. Quando a mudança reitera a norma: reestruturação curricular da medicina em possíveis articulações com sexualidade e gênero. Educ. Teoria Prática [online]. 2014, vol.24, n.45, pp.144-161. ISSN 1981-8106.

O cenário da educação médica tem manifestado demandas e configurações específicas, que negociam uma reconfiguração das formas e modos de se ver e fazer Medicina, colocando-se, em primeiro plano, uma reestruturação dos currículos médicos. Neste artigo, a partir de observações e documentos oficiais de um currículo de Medicina que passa por reestruturação, argumenta-se que discursos de Sexualidade e Gênero atravessam as formas de ensinar, aprender, fazer e praticar a Medicina, tanto no modelo que se considera necessário ultrapassar, quanto no modelo que se almeja instituir. A partir de uma linha de ação inspirada na analítica do discurso de Michel Foucault, pretende-se apontar como o discurso médico é generificado e sexualizado e como a Medicina generifica e sexualiza corpos por meio de uma medicalização entendida como moralização da sexualidade. Por fim, como a Medicina tem atuado no gerenciamento dos corpos, marcando-os, catalogando-os, normatizando-os, normalizando-os, padronizando-os, patologizando-os e medicalizando-os.

Palavras-chave : Currículo Médico; Sexualidade; Relações de Gênero.

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