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Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

TEIXEIRA, Filomena  e  MARQUES, Fernando M.. Do sexo sonhado ao sexo anunciado: ofertas sexuais na imprensa diária. Educ. Teoria Prática [online]. 2014, vol.24, n.45, pp.162-178. ISSN 1981-8106.

Os media são cada vez mais permeáveis a discursos que põem em jogo processos de pornografização do espaço público. Exemplo disso são os anúncios de ofertas sexuais publicados na imprensa diária. Ao apelarem para práticas de comércio sexual encenadas como positivas, relaxantes e plenas de prazer, esses anúncios corporificam um modo particular de produzir identidades. O estudo que se apresenta, de natureza qualitativa, visa mapear os modos de enunciação e as estratégias de persuasão que caracterizam os anúncios de sexo na imprensa diária, interrogando o seu lugar nas redes de sentido que fazem o género. O corpus de análise foi constituído pelos anúncios publicados durante um mês num jornal nacional e num periódico local. Recorreu-se ao conceito de ethos proposto por Maingueneau no quadro da sua teoria de análise do discurso, tendo-se utilizado o software WebQDA no processo de categorização e codificação. Os resultados evidenciam uma elevada feminização das ofertas de serviços sexuais, o predomínio de cenas associadas aos imaginários sexuais masculinos, o uso de linguagem aludindo a valores e práticas do mundo da pornografia e o recurso a estereótipos que reforçam a desigualdade de género.

Palavras-chave : Sexualidade; Género; Media; Pornografização; Ethos.

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