SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número45Análise do tema bullying em revistas femininas para adolescentescando a metodologia S - IVAC em escolas para explorar a criatividade dos alunos em resolver problemas de saúde sexual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

BARROS, Suzana da Conceição; RIBEIRO, Paula Regina Costa  y  QUADRADO, Raquel Pereira. Sexting: a espetacularização da sexualidade. Educ. Teoria Prática [online]. 2014, vol.24, n.45, pp.197-215. ISSN 1981-8106.

O termo sexting foi criado nos Estados Unidos da América e significa envio de mensagens de conotação sexual. A prática consiste em utilizar as diversas tecnologias digitais (celulares, internet etc.) presentes em nossa sociedade para expor a sexualidade. Neste texto, são analisadas algumas reportagens, notícias, blogs, comentários, postados na internet, a fim de investigar as enunciações sobre a espetacularização da sexualidade. Para tanto, a internet é utilizada como ferramenta para a produção dos dados. Ao realizar a análise do material empírico, foram percebidos alguns afrouxamentos nas fronteiras entre o que é considerado de âmbito público e privado, o que pode ser entendido como uma condição de possibilidade para a emergência do sexting. Os/As adolescentes estão utilizando as tecnologias digitais para realizarem a espetacularização do eu, ou seja, para ganharem visibilidade e tornarem-se a personalidade do momento. Junto a isso, é crescente o número de sujeitos que se preocupam em examinar e esquadrinhar a vida alheia. Por fim, é necessário ressaltar o quão importante são os estudos sobre o sexting, pois é uma prática recente, que se instalou em nossa sociedade e que traz algumas reconfigurações no entendimento da sexualidade.

Palabras clave : Sexting; Sexualidade; Tecnologias Digitais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )