SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número46Práticas de pesquisa na escola básica: discutindo alguns encaminhamentos metodológicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

FERNANDES, Carla Helena. Pesquisa e formação profissional continuada: (em) caminhos da educação inclusiva. Educ. Teoria Prática [online]. 2014, vol.24, n.46, pp.04-22. ISSN 1981-8106.

Resumo O texto apresenta discussão acerca da relação entre pesquisa, formação continuada do professor e a reconstrução dos saberes docentes (TARDIF, 2007); tem como referência investigação desenvolvida em uma escola pública municipal, com professores dos anos finais (sexto ao nono) do Ensino Fundamental. O objetivo da pesquisa era investigar processos de formação desenvolvidos na escola, e empregou como instrumentos entrevistas semiestruturadas, realizadas com esses professores. Foram, também, analisados textos de sua autoria sobre a prática pedagógica, entre eles os Relatórios de Pesquisa elaborados pelos professores participantes de projeto de pesquisa desenvolvido na escola, que visava à solução das dificuldades desses profissionais junto a alunos que solicitavam outras formas de ensinar e de aprender. Os resultados da pesquisa afirmaram que, tendo como foco a contemporaneidade e a realidade dos alunos e da escola, a investigação sobre a própria prática e a escrita desse processo promovem interlocuções e reflexões necessárias à reconstrução dos saberes dos docentes. Especificamente, em relação aos alunos que mobilizavam as buscas dos professores, esses novos saber e fazer do professor podem contribuir na sua aprendizagem por meio da construção da educação escolar realmente inclusiva.

Palavras-chave : Formação Profissional Continuada; Pesquisa; Saberes Docentes; Educação Inclusiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português