SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número46Pesquisa e formação profissional continuada: (em) caminhos da educação inclusivaInterlocuções teóricas entre Paulo Freire e Ernst Bloch: diálogos acerca do princípio e da pedagogia da esperança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

CUNHA, Renata Cristina Oliveira Barrichelo. Práticas de pesquisa na escola básica: discutindo alguns encaminhamentos metodológicos. Educ. Teoria Prática [online]. 2014, vol.24, n.46, pp.23-39. ISSN 1981-8106.

Resumo O artigo apresenta e discute o trabalho de pesquisa e formação em regime de colaboração em uma escola da rede pública estadual do interior paulista que atende alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Acompanhando as atividades de trabalho pedagógico coletivo (ATPCs) com o objetivo de compreender como os espaços coletivos vão se constituindo e sendo apropriados como experiências de formação pelos professores e gestores, o texto problematiza, a partir dos registros audiogravados e transcritos, aspectos teórico-metodológicos importantes para a construção e acompanhamento dessa pesquisa, em particular, e outras interessadas pela pesquisa colaborativa: a relação entre pesquisadores externos e professores da escola básica; a formação de professores como contrapartida da pesquisa; a construção de vínculos e a colaboração; a interlocução teoria e experiência; a socialização e interpretação dos registros do trabalho; e a relação autoria e coautoria. As análises apontam para a necessidade de aproximar as práticas de pesquisa do cotidiano de formação nas ATPCs e instituir uma comunidade interpretativa, por meio do trabalho coletivo, que seja (re)orientadora das práticas pedagógicas da escola e da própria pesquisa, articulando pontos de vista, vozes e diferenças.

Palavras-chave : Pesquisa na Escola Básica; Metodologia de Pesquisa;; Formação de Professores; Trabalho Docente Coletivo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português