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Educação: Teoria e Prática
versão On-line ISSN 1981-8106
Resumo
OLIVEIRA, Caroline Terra de e RODRIGUES, Victor Hugo Guimarães. Interlocuções teóricas entre Paulo Freire e Ernst Bloch: diálogos acerca do princípio e da pedagogia da esperança. Educ. Teoria Prática [online]. 2014, vol.24, n.46, pp.40-54. ISSN 1981-8106.
Resumo Neste artigo propomos discutir a concepção de esperança e sonho diurno a partir dos escritos de Ernst Bloch e Paulo Freire. Tomando como base a produção de Ernst Bloch, exploramos a filosofia da esperança, como sendo a expressão de um afeto expectante positivo, a partir do imperativo de a compreendermos como ato relacionado a um compromisso político de busca pela constituição das utopias concretas. A problematização do termo a partir de Paulo Freire, por sua vez, insere a discussão acerca da importância da Pedagogia da Esperança como processo de aprendizagem política de exercício e comprometimento com uma utopia. Neste debate, resgatamos o conceito de esperança, inédito viável e inacabamento em Freire. Assim, reivindica-se a necessidade de uma reflexão crítica sobre a importância desse tema na atualidade frente aos discursos fatalistas neoliberais, bem como o imperativo de nos orientarmos, no sentido de construirmos sujeitos de sonhos que desafiem o instituído e que vejam significado na luta por uma pedagogia da esperança que alcance tanto a escola quanto os demais espaços educativos de formação do ser humano.
Palavras-chave : Pedagogia; Esperança; Sonho Diurno.