SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número46Interlocuções teóricas entre Paulo Freire e Ernst Bloch: diálogos acerca do princípio e da pedagogia da esperançaMatemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

LOPES, Claudia Ferrareto  e  OLIVEIRA, Francismara Neves de. Aspectos cognitivos em oficinas de jogos para a aprendizagem da língua estrangeira. Educ. Teoria Prática [online]. 2014, vol.24, n.46, pp.55-75. ISSN 1981-8106.

Resumo O artigo apresentado objetivou analisar os aspectos cognitivos, relacionados à aprendizagem da língua inglesa como idioma estrangeiro, por meio de oficinas de jogos, com alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola estadual, no município de Londrina. A base deste estudo é a teoria Piagetiana na modalidade de estudo descritivo-interpretativo, sob uma perspectiva qualitativa. Duas questões norteadoras se interpõem: qual o papel das oficinas com jogos para a aprendizagem da língua inglesa como idioma estrangeiro? De que maneira os processos cognitivos se apresentam nas oficinas de jogos para a aprendizagem do inglês? Para atingir os objetivos propostos, foram realizadas oficinas com jogos nos quais o conteúdo da língua inglesa foi trabalhado. As oficinas possibilitaram a observação e a análise de aspectos cognitivos envolvidos na aprendizagem da segunda língua. Os resultados mostraram que as oficinas promovem a participação dos alunos, pois suscitam a ação e produção do sujeito, evidenciam lacunas no conhecimento e propiciam processos de equilibração. Por meio das demandas dos jogos, os sujeitos são convidados a produzir, o que suscita o saber-fazer, bem como refletir sobre suas produções, o que sugere um processo de tomada de consciência.

Palavras-chave : Aprendizagem da Língua Estrangeira; Jogos de Regras; Oficina de Jogos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português