SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número46Aspectos cognitivos em oficinas de jogos para a aprendizagem da língua estrangeiraDescrevendo a Corporeidade: implicações educativas a partir da ginga do brasileiro no futebol e na dança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

FIGUEIREDO, Rosineide Xavier  e  SILVA JUNIOR, Milton Ferreira da. Matemática. Educ. Teoria Prática [online]. 2014, vol.24, n.46, pp.55-75. ISSN 1981-8106.

Resumo A problemática ambiental tem sido objeto de estudo e preocupação da sociedade contemporânea. Por sua vez, a educação transforma o modo de pensar e de agir dos sujeitos por meio de um ensino contextualizado e interdisciplinar, despertando neles o senso crítico. Levando isso em consideração, esta pesquisa estudou especificamente a Matemática, ciência do raciocínio lógico e instrumento para que o homem interfira na construção de uma sociedade pautada na interpretação da natureza para uma vida sustentável, e também buscou investigar os limites socioculturais da implantação das práticas ambientalistas na contextualização do ensino da referida disciplina para o alcance do que Capra (1996) chama de Alfabetização Ecológica. A pesquisa foi realizada com alunos das primeiras e quartas séries dos Cursos de Modalidade Integrada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus de Vitória da Conquista, durante o mês de dezembro de 2011. A investigação foi quantitativa, com aplicação de questionário, e os dados coletados permitiram alcançar resultados que levantaram propostas de mudanças no ensino e na aprendizagem não só da Matemática, mas, também, das demais disciplinas, no sentido de contribuir para o desenvolvimento de atitudes e valores do comportamento humano.

Palavras-chave : Alfabetização Ecológica; Ensino Contextualizado; Interdisciplinar; Matemática; Problemática Ambiental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português