SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número46MatemáticaEscola de tempo integral: desafios políticos, curriculares e pedagógicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando; ANTERIO, Djavan; SCHULZE, Guilherme Barbosa  e  CRUZ, Rodrigo Wanderley de Sousa. Descrevendo a Corporeidade: implicações educativas a partir da ginga do brasileiro no futebol e na dança. Educ. Teoria Prática [online]. 2014, vol.24, n.46, pp.97-119. ISSN 1981-8106.

Resumo O presente estudo descreve a corporeidade, a partir de seu signo, a ginga. Ginga como modo perceptivo e expressivo do sujeito cultural relacionar-se com o entorno brasileiro. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, do tipo documental, cuja técnica de coleta se deu por meio de recortes fotográficos (frame a frame) extraídos de duas situações videográficas distintas: drible no futebol e mandinga na dança. Caracterizou-se como questão norteadora do estudo: Quais as implicações educativas decorrentes da ginga brasileira no futebol e na dança? Os dois gestos descritos foram: no futebol, o drible de Robinho (Brasil x Equador, Maracanã/RJ, 2007) e na dança, uma performance de Antônio Nóbrega no espetáculo Lunário Perpétuo (2003). A análise do movimento foi dada a partir da labanálise (LMA), com seus fatores de movimento (tempo, espaço, peso e fluxo). Os resultados evidenciam que o gingado brasileiro pode ser desdobrado em implicações pedagógicas em termos de uma educação sensorial e multicultural.

Palavras-chave : Education; Corporeality; Movement.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português