SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número46Escola de tempo integral: desafios políticos, curriculares e pedagógicosRevista de Educação (1921-1923): moral e civilidade republicanas na formação docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

LAUBSTEIN-OLIVEIRA, Geórgia Stefânia Picelli  e  PEZZATO, João Pedro. Ensino de Geografia como um campo de pesquisa no Brasil: uma história da disciplina acadêmica no contexto das narrativas de Lívia de Oliveira. Educ. Teoria Prática [online]. 2014, vol.24, n.46, pp.137-155. ISSN 1981-8106.

Resumo O presente texto registra as memórias da professora Lívia de Oliveira com o objetivo de contribuir para a escrita da história da Geografia como disciplina acadêmica. A trajetória da professora possibilita compreendermos o contexto histórico de construção das universidades públicas do Estado de São Paulo, Brasil. Nascida no interior do Estado de São Paulo, em 1927, Lívia atuou no ensino básico e no superior. Foi também pioneira no desenvolvimento da investigação acadêmica para a área do ensino de Geografia, em especial no campo da cartografia escolar. Seu trabalho possibilitou que a cartografia escolar deixasse de ser uma simples transposição de conceitos e métodos técnicos para o ensino básico.

Palavras-chave : Ensino de Geografia; Memórias; Educação; História das Disciplinas; História da Universidade Pública..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português