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Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

BRANDAO, Carlos da Fonseca; ORIANI, Angélica Pall  e  INOUE, Leila Maria. Revista de Educação (1921-1923): moral e civilidade republicanas na formação docente. Educ. Teoria Prática [online]. 2014, vol.24, n.46, pp.156-172. ISSN 1981-8106.

Resumo Neste texto, problematizam-se os conteúdos de moral e civismo divulgados em cinco artigos da Revista de Educação, periódico de destinação pedagógica, publicado pela antiga Escola Normal de Piracicaba, em Piracicaba-SP, entre 1921 e 1923 e que teve Lourenço Filho como um dos seus editores. Para a análise, foram utilizados aspectos da teoria dos processos de civilização, com base na ideia de controle das emoções, proposta pelo sociólogo alemão Norbert Elias, nas primeiras décadas do século XX. Por meio de abordagem histórica, constataram-se nesses artigos os princípios de civilidade e de moralidade que deveriam ser ensinados por meio da escola aos normalistas para que esses os ensinassem aos seus alunos, futuros cidadãos da República. A partir da análise dos artigos desse periódico foi possível constatar o desenho de cidadão que se divulgava e, em decorrência, a disseminação - por meio da escola - de valores relativos às condutas sociais que condiziam com os padrões de comportamento de indivíduos civilizados para a República Brasileira.

Palavras-chave : Revista de Educação; Moral e Civilidade; Norbert Elias.

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