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Educação: Teoria e Prática
versión On-line ISSN 1981-8106
Resumen
BRITO, Jessica de; CAMPOS, Juliane Aparecida de Paula Perez y ROMANATTO, Mauro Carlos. Pesquisas sobre o ensino da matemática aos jovens e adultos com deficiência intelectual na EJA. Educ. Teoria Prática [online]. 2014, vol.24, n.46, pp.173-190. ISSN 1981-8106.
Resumo Por tempos, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) vem traçando um perfil próprio, já que esse espaço escolar é constituído por uma diversidade social, econômica e cultural. Dessa forma, cabe às escolas organizarem-se, garantindo condições necessárias para o acesso, permanência e uma educação de qualidade a todos. Nesse espaço, destacamos um novo alunado da EJA que vem se ampliando nos recentes censos escolares: os alunos que fazem parte do público-alvo da Educação Especial. Tomamos como referência o ensino da Matemática aos alunos com deficiência intelectual. O presente estudo teve como objetivo realizar um mapeamento das produções científicas (dissertações e teses), enfocando o ensino da Matemática aos jovens e adultos com deficiência intelectual na EJA. Realizou-se o levantamento junto ao banco de teses e dissertações da (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) Capes, partindo nessa busca de descritores específicos que contemplassem o ensino da Matemática na EJA. Dentre os estudos selecionados, poucas produções foram encontradas sobre tal temática. Para preencher essa lacuna, torna-se urgente, pesquisas que visem à interface entre a Educação Especial e a Educação de Jovens e Adultos.
Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos; Alunos com Deficiência Intelectual; Ensino da Matemática.