SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número46Revista de Educação (1921-1923): moral e civilidade republicanas na formação docenteAprendizagem Baseada em Problemas e Educação Nutricional: uma nova proposta metodológica de ensino para a Educação de Jovens e Adultos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

BRITO, Jessica de; CAMPOS, Juliane Aparecida de Paula Perez  e  ROMANATTO, Mauro Carlos. Pesquisas sobre o ensino da matemática aos jovens e adultos com deficiência intelectual na EJA. Educ. Teoria Prática [online]. 2014, vol.24, n.46, pp.173-190. ISSN 1981-8106.

Resumo Por tempos, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) vem traçando um perfil próprio, já que esse espaço escolar é constituído por uma diversidade social, econômica e cultural. Dessa forma, cabe às escolas organizarem-se, garantindo condições necessárias para o acesso, permanência e uma educação de qualidade a todos. Nesse espaço, destacamos um novo alunado da EJA que vem se ampliando nos recentes censos escolares: os alunos que fazem parte do público-alvo da Educação Especial. Tomamos como referência o ensino da Matemática aos alunos com deficiência intelectual. O presente estudo teve como objetivo realizar um mapeamento das produções científicas (dissertações e teses), enfocando o ensino da Matemática aos jovens e adultos com deficiência intelectual na EJA. Realizou-se o levantamento junto ao banco de teses e dissertações da (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) Capes, partindo nessa busca de descritores específicos que contemplassem o ensino da Matemática na EJA. Dentre os estudos selecionados, poucas produções foram encontradas sobre tal temática. Para preencher essa lacuna, torna-se urgente, pesquisas que visem à interface entre a Educação Especial e a Educação de Jovens e Adultos.

Palavras-chave : Educação de Jovens e Adultos; Alunos com Deficiência Intelectual; Ensino da Matemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português