SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número46Pesquisas sobre o ensino da matemática aos jovens e adultos com deficiência intelectual na EJA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

ANASTACIO, Alexandra da Silva  e  PEREIRA, Silvia. Aprendizagem Baseada em Problemas e Educação Nutricional: uma nova proposta metodológica de ensino para a Educação de Jovens e Adultos. Educ. Teoria Prática [online]. 2014, vol.24, n.46, pp.191-207. ISSN 1981-8106.

Resumo A Aprendizagem Baseada em Problemas, do inglês PBL, representa uma nova perspectiva de ensino-aprendizagem centrada no estudante. É com este enfoque metodológico que a PBL pode contribuir para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), incorporando os temas Alimentos e Nutrição como motivador da aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi relatar a implantação da PBL, com foco na Educação Nutricional, em um Centro de Educação para Jovens e Adultos (CEJA) no Rio de Janeiro. Uma equipe formada por nutricionistas e docentes foi responsável pela elaboração de problemas para discussão nos grupos tutoriais. As discussões dos temas foram semanais, sob a mediação de um professor tutor, e contou com a participação de 192 alunos. Apresentamos os resultados da discussão do tema hipertensão, com participação de 48 alunos. Os alunos informaram não ter dificuldades com a PBL e avaliaram a atividade como excelente (47%), boa (42%) e regular (11%). Concluimos que o projeto contribuiu para a aprendizagem do aluno e reorganização do currículo para além das disciplinas tradicionais, valorizando outros espaços educativos, como o da saúde, Educação Nutricional e Ciência dos alimentos.

Palavras-chave : Aprendizagem Baseada em Problemas; Educação Nutricional; Educação de Jovens e Adultos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português