SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue47Movement of debates and educational practices in the journals "Correio de Minas" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

LEMOS, Daniel Cavalcanti de Albuquerque. Trabalho ímprobo e fatigador. Educ. Teoria Prática [online]. 2014, vol.24, n.47, pp.5-22. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2014/eduteo.v24n47.002.

O presente artigo investiga as condições de trabalho, a situação econômica e a remuneração de professores e professoras do magistério público primário da Corte Imperial, durante a segunda metade do século XIX. Para tal análise é importante perceber em que condições era exercido o magistério nas escolas da Corte, considerando os problemas materiais, as condições das escolas, a questão dos salários, o poder de compra e a situação dos vencimentos dos professores em relação ao custo de vida, na cidade do Rio de Janeiro, à época, e em relação com os demais funcionários públicos da Corte Imperial. Para a questão salarial é importante, entre outros fatores, identificar a situação funcional dos professores, como a localização da escola, o número de alunos, o tempo de atuação no magistério. Utilizo para isso fontes produzidas pelos próprios professores, como cartas, artigos, abaixo-assinados e manifestos onde denunciam os problemas que encontram no exercício da profissão. Busco também entender o posicionamento do Estado Imperial sobre a situação dos professores, por intermédio de relatórios produzidos no âmbito da administração pública, recorrendo, ainda, às leis de ensino que fixam as vantagens e obrigações dos professores.

Keywords : Salário; Trabalho; Profissão docente; Educação; Século XIX.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )