SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número47Circulação de debates e práticas educativas no jornal "Correio de Minas" (1894-1914) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

LEMOS, Daniel Cavalcanti de Albuquerque. Trabalho ímprobo e fatigador. Educ. Teoria Prática [online]. 2014, vol.24, n.47, pp.5-22. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2014/eduteo.v24n47.002.

O presente artigo investiga as condições de trabalho, a situação econômica e a remuneração de professores e professoras do magistério público primário da Corte Imperial, durante a segunda metade do século XIX. Para tal análise é importante perceber em que condições era exercido o magistério nas escolas da Corte, considerando os problemas materiais, as condições das escolas, a questão dos salários, o poder de compra e a situação dos vencimentos dos professores em relação ao custo de vida, na cidade do Rio de Janeiro, à época, e em relação com os demais funcionários públicos da Corte Imperial. Para a questão salarial é importante, entre outros fatores, identificar a situação funcional dos professores, como a localização da escola, o número de alunos, o tempo de atuação no magistério. Utilizo para isso fontes produzidas pelos próprios professores, como cartas, artigos, abaixo-assinados e manifestos onde denunciam os problemas que encontram no exercício da profissão. Busco também entender o posicionamento do Estado Imperial sobre a situação dos professores, por intermédio de relatórios produzidos no âmbito da administração pública, recorrendo, ainda, às leis de ensino que fixam as vantagens e obrigações dos professores.

Palavras-chave : Salário; Trabalho; Profissão docente; Educação; Século XIX.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )