SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número47Trabalho ímprobo e fatigadorTratados pedagógicos para as famílias brasileiras: uma aliança entre a Igreja Católica e o campo médico na primeira metade do século XX índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

ALMEIDA, Cíntia Borges de  e  SILVA, Marcelo Gomes da. Circulação de debates e práticas educativas no jornal "Correio de Minas" (1894-1914). Educ. Teoria Prática [online]. 2014, vol.24, n.47, pp.23-41. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2014/eduteo.v24n47.003.

Os jornais produzidos no Brasil nos séculos XIX e XX, conforme assinalam Inácio, Santos e Jinzenji (2010), tinham como princípio o projeto iluminista de difundir os valores e ideias a fim de educar o público leitor dentro de um projeto civilizatório. Autodenominados difusores das luzes, os periódicos podem ser analisados como uma arena de debates, composta por uma diversidade de campos e temáticas. Partindo desse pressuposto, o objetivo desse estudo consiste em refletir acerca dos debates e práticas educativas divulgados no jornal "Correio de Minas", considerado como um importante veículo ilustrador do jogo político mineiro e divulgador das "mazellas educacionais" no início republicano. Justifica-se a escolha pelo "Correio de Minas" devido sua significativa circulação noticiada nos almanaques de Minas Gerais, como também pela sua localização na cidade de Juiz de Fora, segundo Araújo (1916) destacada como "uma das mais modernas e a mais importante de Minas" naquele momento. A divulgação dos debates educacionais pelo periódico foi significativa para a análise de diferentes projetos de ensino para Minas Gerais. Foi possível observar discursos, estratégias, jogos de verdade. O jornal representou um instrumento de poder e de persuasão daquilo que se desejava reproduzir.

Palavras-chave : Debates Educacionais; Práticas Educativas; Correio de Minas; Juiz de Fora.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )