SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número47Circulação de debates e práticas educativas no jornal "Correio de Minas" (1894-1914)Processo de escolarização e a formação de uma elite letrada no Brasil: o caso da província de Sergipe d'El Rey índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

ORLANDO, Evelyn de Almeida  e  DAVID, Juliana Vital Abreu. Tratados pedagógicos para as famílias brasileiras: uma aliança entre a Igreja Católica e o campo médico na primeira metade do século XX. Educ. Teoria Prática [online]. 2014, vol.24, n.47, pp.42-60. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2014/eduteo.v24n47.004.

A aliança estabelecida entre a Igreja Católica e o campo médico, nas primeiras décadas do século XX, contribuiu para configurar projetos educativos endereçados às famílias através de manuais de orientação educacional que visavam assegurar, por diferentes caminhos, o governo da população brasileira. Este artigo busca analisar a representação desse tipo de impresso na sociedade brasileira a partir dos livros: "Noivos e Esposos: problemas do matrimônio", do Monsenhor Álvaro Negromonte e a obra "Faça seu filho feliz: a higiene mental da criança e do adolescente", do médico Fernando Magalhães Gomes. Esses livros tinham em comum a produção de um grupo social ativo na sociedade, instruído dentro dos liames do catolicismo e da Higiene Mental. O diálogo com autores como Chartier permitiu um esquadrinhamento dos livros, considerando o conteúdo veiculado e as estratégias retóricas (BOURDIEU, 2007) utilizadas, mas também as pistas e os sinais que deixados na sua materialidade fazem emergir sentidos e significados igualmente importantes para a leitura e análise desse tipo de fonte.

Palavras-chave : Educação das Famílias; Igreja Católica; Campo Médico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )