SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número47Tratados pedagógicos para as famílias brasileiras: uma aliança entre a Igreja Católica e o campo médico na primeira metade do século XXFazer-se escola fazendo a cidade: as festas dos escolares em Nova Iguaçu (1916-1947) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

SANTOS, Fábio Alves dos. Processo de escolarização e a formação de uma elite letrada no Brasil: o caso da província de Sergipe d'El Rey. Educ. Teoria Prática [online]. 2014, vol.24, n.47, pp.61-76. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2014/eduteo.v24n47.005.

A presente proposta de artigo faz parte de uma pesquisa que investe sobre a relação entre o ofício docente e a elite letrada, no Brasil do século XIX. No geral, o referido estudo visa identificar e analisar o capital necessário para o exercício da docência no século XIX, com foco privilegiado sobre o Ensino Secundário, mas não só. Toma como lócus de observação, para tanto, a província de Sergipe d'El Rey. Neste extrato, o objetivo é descrever e analisar os processos formativos e as formas de entrada no ofício docente. Para realização desta empreitada, foi realizado um levantamento de dados no Dicionário Bio-Bibliográfico Armindo Guaraná, em que foi possível identificar cento e trinta e quatro professores, dos quais três mulheres. O procedimento permitiu identificar um grupo de professores de Sergipe, no século XIX, com destaque para o Ensino Secundário, e analisar suas trajetórias de formação e experiências no campo da docência. Constatou-se que é possível investir contra a tese recorrente de que a elite brasileira do século XIX era formada essencialmente por bacharéis em Direito. Percebeu-se que o traço efetivamente distintivo e homogeneizador deste era o Ensino Secundário, completo ou na forma dos famigerados preparatórios.

Palavras-chave : Escolarização; Cultura Escolar; Elite Letrada; Ensino Secundário; Sergipe.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )