SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue47Schooling process and the formation of a literary elite in Brazil: the case of the province of Sergipe D'El ReySocio-Scientific Controversial Issues in 1st Cycle of Basic Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

DIAS, Amália. Fazer-se escola fazendo a cidade: as festas dos escolares em Nova Iguaçu (1916-1947). Educ. Teoria Prática [online]. 2014, vol.24, n.47, pp.77-96. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2014/eduteo.v24n47.006.

Este artigo apresenta resultados de pesquisa de doutorado em que a função social da escola foi investigada a partir dos modos pelos quais as instituições de ensino mobilizavam e participavam da cena pública da cidade. A análise das solenidades e festas realizadas pelas escolas ou das quais estas participavam, a partir da imprensa local e de anotações em mapas de frequência escolar, descortinou um universo produtivo para pensar o entrelaçamento entre a escola e cidade, a função que se pretendia que a escola exercesse sobre a escolarização do espaço e dos sujeitos. Esses eventos, sobretudo as festas escolares e comemorações cívicas, apontam a construção de uma ordenação da escola para a instrução, não apenas em aspectos de letramento, mas também para hábitos de comportamento, valores morais e ritos de cidadania. A investigação focalizou um município do estado do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu. Para além de examinar as imbricações entre cidade e escola, o que se compreende como relevante é o processo concomitante em que escola e cidade se construíam mutuamente e de que modo as práticas educativas ensaiadas nas escolas, por alunos e professores, buscavam, também, educar a população da cidade e enraizar a escolarização enquanto modo de socialização.

Keywords : Escolarização; Cidade; Civismo; Imprensa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )