SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número47Proceso de escolarización y la formación de una elite letrada en Brasil: el caso de la provincia de Sergipe d'El ReyAbordaje de Cuestiones SocioCientíficas Controversiales en el 1º Ciclo de la Enseñanza Básica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

DIAS, Amália. Fazer-se escola fazendo a cidade: as festas dos escolares em Nova Iguaçu (1916-1947). Educ. Teoria Prática [online]. 2014, vol.24, n.47, pp.77-96. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2014/eduteo.v24n47.006.

Este artigo apresenta resultados de pesquisa de doutorado em que a função social da escola foi investigada a partir dos modos pelos quais as instituições de ensino mobilizavam e participavam da cena pública da cidade. A análise das solenidades e festas realizadas pelas escolas ou das quais estas participavam, a partir da imprensa local e de anotações em mapas de frequência escolar, descortinou um universo produtivo para pensar o entrelaçamento entre a escola e cidade, a função que se pretendia que a escola exercesse sobre a escolarização do espaço e dos sujeitos. Esses eventos, sobretudo as festas escolares e comemorações cívicas, apontam a construção de uma ordenação da escola para a instrução, não apenas em aspectos de letramento, mas também para hábitos de comportamento, valores morais e ritos de cidadania. A investigação focalizou um município do estado do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu. Para além de examinar as imbricações entre cidade e escola, o que se compreende como relevante é o processo concomitante em que escola e cidade se construíam mutuamente e de que modo as práticas educativas ensaiadas nas escolas, por alunos e professores, buscavam, também, educar a população da cidade e enraizar a escolarização enquanto modo de socialização.

Palabras clave : Escolarização; Cidade; Civismo; Imprensa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )