SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número47Processo de escolarização e a formação de uma elite letrada no Brasil: o caso da província de Sergipe d'El ReyAbordagem de Questões Sócio-Científicas Controversas no 1º Ciclo do Ensino Básico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

DIAS, Amália. Fazer-se escola fazendo a cidade: as festas dos escolares em Nova Iguaçu (1916-1947). Educ. Teoria Prática [online]. 2014, vol.24, n.47, pp.77-96. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2014/eduteo.v24n47.006.

Este artigo apresenta resultados de pesquisa de doutorado em que a função social da escola foi investigada a partir dos modos pelos quais as instituições de ensino mobilizavam e participavam da cena pública da cidade. A análise das solenidades e festas realizadas pelas escolas ou das quais estas participavam, a partir da imprensa local e de anotações em mapas de frequência escolar, descortinou um universo produtivo para pensar o entrelaçamento entre a escola e cidade, a função que se pretendia que a escola exercesse sobre a escolarização do espaço e dos sujeitos. Esses eventos, sobretudo as festas escolares e comemorações cívicas, apontam a construção de uma ordenação da escola para a instrução, não apenas em aspectos de letramento, mas também para hábitos de comportamento, valores morais e ritos de cidadania. A investigação focalizou um município do estado do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu. Para além de examinar as imbricações entre cidade e escola, o que se compreende como relevante é o processo concomitante em que escola e cidade se construíam mutuamente e de que modo as práticas educativas ensaiadas nas escolas, por alunos e professores, buscavam, também, educar a população da cidade e enraizar a escolarização enquanto modo de socialização.

Palavras-chave : Escolarização; Cidade; Civismo; Imprensa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )