SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número47Hacerse escuela haciendo la ciudad: las fiestas de los escolares en Nova Iguaçu (1916-1947)La inserción de la historia y cultura afrobrasileñas en el cotidiano escolar: un estudio de caso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

RIBEIRO, Fábio  y  VIEIRA, Celina Tenreiro. Abordagem de Questões Sócio-Científicas Controversas no 1º Ciclo do Ensino Básico. Educ. Teoria Prática [online]. 2014, vol.24, n.47, pp.97-117. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2014/eduteo.v24n47.007.

Assumindo a importância da educação em ciências, desde os primeiros anos, visando a formação de cidadãos capazes de pensar e agir criticamente em situações de cariz científico-tecnológico, realizou-se um estudo com a finalidade de desenvolver situações de aprendizagem focadas em questões sócio-científicas controversas para promover a construção/mobilização de conhecimento científico e capacidades de argumentação dos alunos. O estudo enquadra-se numa metodologia qualitativa, seguindo um plano de investigação-ação. Foi realizado com uma turma do 3º ano (8 anos), tendo sido abordadas questões sócio-científicas controversas, enquadradas em temas curriculares de ciências, recorrendo a estratégias de debate, role-play e escrita de ensaios argumentativos. Na recolha de dados usou-se um instrumento de análise das produções, orais e escritas, dos alunos. Na análise de dados, privilegiou-se a análise de conteúdo. Os resultados obtidos sugerem que os alunos mobilizaram conhecimentos científicos, evidenciando melhoria no uso eficaz de capacidades de argumentação em foco. Tal permite concluir que a abordagem de questões sócio científicas controversas contribui para a promoção da capacidade de argumentação, bem como para a contrução/mobilização de conhecimentos científicos dos alunos.

Palabras clave : Educação em Ciências; Questões Sócio-Científicas; Argumentação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )