SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número47Abordagem de Questões Sócio-Científicas Controversas no 1º Ciclo do Ensino BásicoGerencialismo e avaliação em larga escala: novos modos de regulação da educação básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

MARTINS, Davi Silvestre Fernandes  e  SALLES, Leila Maria Ferreira. A inserção da história e cultura afro-brasileiras no cotidiano escolar: um estudo de caso. Educ. Teoria Prática [online]. 2014, vol.24, n.47, pp.118-136. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2014/eduteo.v24n47.008.

A presente pesquisa investiga as implicações da obrigatoriedade do estudo da temática História e Cultura Afro-Brasileiras no cotidiano escolar. Procura-se analisar em que medida a promulgação de uma legislação específica pode modificar relações estabelecidas na escola. Os dados desta pesquisa, delineada como um estudo de caso, foram coletados através de questionários, entrevistas, observação, análise de documentos e grupos focais. A análise indicou que os preconceitos e relações preconceituosas existem e determinam relações conflituosas frente às quais, em geral, os educadores tendem a se omitir. A análise revelou, ainda, que o cotidiano escolar é permeado por relações de conflito etnicorraciais que adentram o espaço escolar, evidenciando que relações de poder que se manifestam por meio de preconceitos e discriminações etnicorraciais estão presentes no cotidiano das escolas. O estudo, entretanto, apontou que a atuação da escola pode contribuir para mudar a forma de pensar e de agir dos alunos, colaborando, assim, para a mudança da realidade social e das relações estabelecidas no cotidiano escolar.

Palavras-chave : Escola; Relações Etnicorraciais; Cotidiano Escolar; Lei 10.639.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )