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Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

PANIS, Ledriana Minusculi  e  NARDI, Elton Luiz. Implementação de Sistemas Municipais de Ensino: entre Condições Locais e Expectativas de Desenvolvimento Educacional. Educ. Teoria Prática [online]. 2014, vol.24, n.47, pp.156-175. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2014/eduteo.v24n47.010.

O trabalho tem por objetivo analisar a correspondência entre condições locais de organização e implementação de Sistemas Municipais de Ensino (SME) e expectativas de desenvolvimento educacional nutridas por governos municipais. Aborda o papel do município e sua autonomia legal para institucionalizar o sistema próprio de ensino e tece reflexões sobre perspectivas de desenvolvimento educacional. Tendo como campo empírico um conjunto de municípios da mesorregião Oeste do estado de Santa Catarina, e tomando por base documentos normativos da educação desses municípios, bem como resultados de questionários submetidos aos seus dirigentes municipais de educação, sublinha que a implementação dos SME é interferida por fatores locais e externos de importante repercussão nos municípios. Conclui, realçando a possibilidade de os municípios trilharem um caminho de transformação da realidade local, de modo a promover maior compasso entre a organização e implementação dos seus sistemas de ensino e as expectativas de desenvolvimento educacional.

Palavras-chave : Sistema Municipal de Ensino; Condições Locais; Desenvolvimento Educacional.

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