SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número47Implementação de Sistemas Municipais de Ensino: entre Condições Locais e Expectativas de Desenvolvimento EducacionalDesafios e singularidades do estágio supervisionado na formação de professores de ciências sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

SANTOS, Willian Batista dos  e  LIMONTA, Sandra Valéria. Perspectivas do Banco Mundial para a formação de professores no Brasil: análise crítica. Educ. Teoria Prática [online]. 2014, vol.24, n.47, pp.176-194. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2014/eduteo.v24n47.011.

Este artigo tem como objetivo analisar parte do documento Atingindo uma educação de nível mundial no Brasil: próximos passos, produzido pelo Banco Mundial, no ano de 2010, para orientar a definição de prioridades na política educacional brasileira. Trata-se de um recorte de uma pesquisa bibliográfica que analisa as orientações propostas pelo Banco Mundial para a educação dos países em desenvolvimento e como tais orientações têm afetado diretamente as políticas de educação brasileiras. Ao empreender o estudo desse documento em particular, centramo-nos nas ações propostas pelo banco que devem ser adotadas para a melhoria da educação visando à elevação da competitividade econômica do Brasil, principalmente àquelas que dizem respeito ao papel atribuído ao professor nesse processo. Nossas análises revelam que as orientações propostas pelo banco acabaram por se consolidar em programas de formação inicial e continuada estritamente técnicos, sem considerar o já precarizado contexto de trabalho dos professores nas escolas públicas, flexibilizando os conhecimentos teóricos e pedagógicos necessários ao bom ensino e instituindo uma concepção de formação (tanto inicial quanto continuada) que muito se assemelha ao treinamento.

Palavras-chave : Banco Mundial; Políticas de Educação; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )