SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número47Perspectivas del Banco Mundial para la formación de profesores en Brasil: análisis crítico¿Producción en serie? La subjetividad del profesor universitario en el escenario de industrialización académica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

OLIVEIRA, Amurabi. Desafios e singularidades do estágio supervisionado na formação de professores de ciências sociais. Educ. Teoria Prática [online]. 2014, vol.24, n.47, pp.195-216. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2014/eduteo.v24n47.012.

O presente trabalho busca realizar uma reflexão em torno da formação de professores em Ciências Sociais, a partir de uma revisão bibliográfica de pesquisas desenvolvidas sobre a temática, considerando o estágio supervisionado como peça fundamental nesse processo. Destacamos, aqui, os aspectos particulares envolvidos no estágio em Ciências Sociais, que por um lado apontam para questões limitadoras do mesmo, mas por outro indicam potencialidades que essa experiência pode trazer para o processo formativo do aluno. Para realizar nossa análise consideramos tanto o próprio percurso da Sociologia no currículo escolar, campo este de investigação ainda incipiente, quanto o debate em torno da formação docente em ciências sociais. Compreendemos o estágio supervisionado como elemento fundamental da formação docente, que, devido a tanto, demanda uma reflexão apurada dentro do campo do saber que o futuro professor atuará. Por fim, indicamos os ganhos significativos que podem ser oriundos do desenvolvimento da prática de ensino no campo das Ciências Sociais.

Palabras clave : Ensino de Sociologia; Formação de Professores de Ciências Sociais; Estágio Supervisionado em Ciências Sociais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )