SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número47Perspectivas do Banco Mundial para a formação de professores no Brasil: análise críticaProdução em série? A subjetividade do professor universitário no cenário de industrialização acadêmica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

OLIVEIRA, Amurabi. Desafios e singularidades do estágio supervisionado na formação de professores de ciências sociais. Educ. Teoria Prática [online]. 2014, vol.24, n.47, pp.195-216. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2014/eduteo.v24n47.012.

O presente trabalho busca realizar uma reflexão em torno da formação de professores em Ciências Sociais, a partir de uma revisão bibliográfica de pesquisas desenvolvidas sobre a temática, considerando o estágio supervisionado como peça fundamental nesse processo. Destacamos, aqui, os aspectos particulares envolvidos no estágio em Ciências Sociais, que por um lado apontam para questões limitadoras do mesmo, mas por outro indicam potencialidades que essa experiência pode trazer para o processo formativo do aluno. Para realizar nossa análise consideramos tanto o próprio percurso da Sociologia no currículo escolar, campo este de investigação ainda incipiente, quanto o debate em torno da formação docente em ciências sociais. Compreendemos o estágio supervisionado como elemento fundamental da formação docente, que, devido a tanto, demanda uma reflexão apurada dentro do campo do saber que o futuro professor atuará. Por fim, indicamos os ganhos significativos que podem ser oriundos do desenvolvimento da prática de ensino no campo das Ciências Sociais.

Palavras-chave : Ensino de Sociologia; Formação de Professores de Ciências Sociais; Estágio Supervisionado em Ciências Sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )