SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número47Desafios e singularidades do estágio supervisionado na formação de professores de ciências sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

LOPES, Ana Helena Ribeiro Garcia de Paiva. Produção em série? A subjetividade do professor universitário no cenário de industrialização acadêmica. Educ. Teoria Prática [online]. 2014, vol.24, n.47, pp.217-233. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2014/eduteo.v24n47.013.

Em uma sociedade capitalista na qual impera a competitividade e a produção desmedida, deveria ser a universidade espaço de reflexão e crítica. Contudo, parece ter também a academia se rendido às esteiras da produção em série, fazendo dos professores servos de publicações, defesas, apresentações de trabalho, organização de seminários etc. Diante de tal cenário, faz sentido supor que a subjetividade docente, em um contexto de aprisionamento da criatividade e da intencionalidade própria do professor, se faz ausente. Como uma das possíveis consequências desse processo de enrijecimento do eu, tem-se precarização do trabalho docente com a possibilidade de adoecimento deste. Todavia, é possível que o elemento vivo do humano seja resgatado e que, por esse motivo, a subjetividade docente seja construída de modo a exercitar o trabalho criativo. Este artigo tem como objetivo discutir de que modo se dá o árduo, mas possível, processo de construção da subjetividade do professor universitário em tempos de indústria acadêmica.

Palavras-chave : Trabalho Docente; Universidade; Subjetividade; Sociabilidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )