SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número48A influência das representações sociais na construção da identidade profissional docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

MEDEIROS, Emerson Augusto de  y  AGUIAR, Ana Lúcia Oliveira. Educação do/no campo: história, memória e formação. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.48, pp.6-18. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2015/jan.abr.v25n48.002.

O Estudo expõe reflexões advindas de uma pesquisa arrolada no Mestrado em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem como objetivo historiar a trajetória de formação da Educação para homens e mulheres que vivem do/no campo. Assim, reconstruiremos fragmentos e elementos que tearam a efetivação da Educação do/no Campo. Ratificamos a Metodologia História Oral como central no trabalho, validando as histórias de vida dos atores/autores do estudo como elementos essenciais do enredo que compõe a pesquisa. Os atores/autores do estudo contam suas vivências junto à educação campestre, compartilham experiências na/da formação no campo, falam de si e interligam seus ditos à realidade histórica da educação do campo. A educação do campo se formou perpassando por modelos de exclusões e silenciamento. As lutas e reivindicações travadas pelos movimentos sociais campesinos afirmam a necessidade de políticas públicas educacionais que validem o repertório de vida e de conhecimento dos recantos rurícolas. Para tanto, faz-se necessário uma ressignificação nas escolas campestres, na formação de professores do campo, isto é, na própria educação do campo.

Palabras clave : Educação do/no Campo; Histórias de Vida; Formação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )