SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número48Educación del/en el campo: historia, memoria y formaciónActuación de becarios didácticos en el Instituto de Química-UNESP, campus de Araraquara: características e implicaciones académicas de este modelo de práctica docente para estudiantes de posgrado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

VELLOSO, Andrea  y  LANNES, Denise. A influência das representações sociais na construção da identidade profissional docente. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.48, pp.19-36. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2014/jan.abr.v25n48.003.

Trata-se de um estudo sobre a constituição da identidade docente, considerando as dimensões individuais e grupais, como possível revelador das singularidades dos professores sobre suas identidades pessoais e coletivas. Apresentamos um estudo de caso do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ, onde se pretende identificar as Representações Sociais (RS) de professores (Educação Básica e Superior) e sua influência na construção da identidade profissional dos mesmos, a partir da relação entre a organização da RS, a análise de coocorrência das palavras evocadas e a análise hierárquica de agrupamentos das palavras em grupos homogêneos (Clusters). Participaram 115 docentes no total. No contexto observado, parece haver uma polarização das representações de professor, entre os docentes dos diferentes níveis de ensino, resultante do desequilíbrio entre identidade docente. Posicionam os professores do Ensino Superior e da Educação Básica, em polos opostos e irreconhecíveis acarretando as muitas barreiras de comunicação verificadas entre eles. Discute-se, aqui, a implicação da identidade profissional assumida com circunstância institucional que impõe os tipos de relações e ações capazes de vencer os obstáculos enfrentados na prática docente.

Palabras clave : Identidade Profissional; Representações Sociais; Professor.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )