SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número48A influência das representações sociais na construção da identidade profissional docenteRelaciones entre Autonomía y Proyecto Político-Pedagógico de Escuelas Públicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

GARCIA, Gabriel. Atuação de bolsistas didáticos no Instituto de Química-UNESP, campus de Araraquara: características e implicações acadêmicas desse modelo de prática docente para pós-graduandos. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.48, pp.37-53. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2015/jan.abr.v25n48.004.

A prática docente pode representar papel fundamental na formação de pós-graduandos, mas também provocar diversas implicações profundas sobre o ambiente acadêmico como um todo, dependendo do modelo de atuação empregado em cada instituição. Este trabalho procurou avaliar as características do modelo de atuação de bolsistas didáticos aplicado no Instituto de Química-UNESP, campus de Araraquara, e inferir sobre suas consequências sobre a comunidade acadêmica a partir de pesquisa qualitativa com ex-bolsistas. Observou-se que esse modelo de atuação apresenta severa deficiência de mecanismos institucionais de atenuação dos riscos de diminuição da qualidade de ensino de graduação e de comprometimento do desempenho acadêmico em pesquisa de pós-graduandos. Portanto, sugere-se que sua manutenção seja pautada por medidas gerenciais de aprimoramento que desenvolvam e garantam a aplicação de mecanismos de atenuação de prejuízos acadêmicos.

Palabras clave : Bolsista Didático; Formação Acadêmica; Pós-Graduação; Qualidade de Ensino.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )