SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número48Relações entre Autonomia e Projeto Político-Pedagógico de Escolas PúblicasProdução acadêmica nacional sobre qualidade no ensino fundamental: mapeamento da concepção e seus indicadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

MACHADO, Cristiane  e  ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Responsabilização ou controle da qualidade do ensino: a que serve a avaliação externa?. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.48, pp.67-79. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2015/jan.abr.v25n48.006.

No Brasil, assim como em outros países, constata-se a consolidação das avaliações externas como iniciativas de políticas educativas governamentais, tendo como principal objeto o desempenho de alunos em leitura e resolução de problemas. Seus resultados, também, têm servido de base para avaliação de escolas e professores, incluindo políticas de bonificação. Nesse sentido, ao identificar a qualidade do desempenho dos alunos em provas padronizadas como responsabilidade quase que exclusiva das equipes escolares, a avaliação externa torna-se uma política de accountability, ou seja, de responsabilização. Contudo, pondera-se, neste trabalho, que os resultados das avaliações externas permitem, por outro lado, estabelecer um controle da qualidade do ensino, no sentido de acompanhamento da aprendizagem dos alunos e do trabalho desenvolvido pelas equipes escolares.

Palavras-chave : Avaliação Externa; Responsabilização; Qualidade; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )