SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue48National Academic Literature about quality in primary education: mapping the conception and this indicatorsMother tongue teaching process in the perspective of cultural-historical theory: reflections on reading and writing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

SILVA, Alexsandro da. Mudanças no ensino de gramática/análise linguística: com a palavra, os professores. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.48, pp.99-113. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2015/jan.abr.v25n48.008.

O artigo apresenta resultados de um estudo que teve como objetivo analisar mudanças nas práticas de ensino de gramática/análise linguística de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, apoiamo-nos em referenciais ligados não apenas ao ensino de gramática/análise linguística, mas também aos saberes e às práticas docentes. A proposta metodológica, que se inscreveu em uma abordagem qualitativa, utilizou como procedimento metodológico a entrevista semiestruturada, a qual foi realizada com professores de 4º e 5º anos do ensino fundamental de escolas públicas de cidades do interior do estado de Pernambuco - Brasil. A partir do suporte da análise temática de conteúdo, percebemos, nas falas desses professores, que, para eles, as mudanças em suas práticas de ensino de gramática/análise linguística relacionavam-se, principalmente, a dois aspectos: a utilização de textos e o uso não exclusivo do livro didático. Todavia, os depoimentos dos docentes revelaram que tais mudanças não substituíam, inteiramente, as antigas maneiras de ensinar gramática, mas evidenciavam um complexo processo no qual se articulavam mudanças e permanências.

Keywords : Mudanças no ensino de Língua; Ensino de Gramática; Análise Linguística.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )