SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número48Cambios en la enseñanza de gramática/análisis lingüístico: con la palabra, los professoresDificultades de alumnos respiradores orales en la resolución de problemas matemáticos del tipo aditivo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

MILLER, Stela. O ensino de língua materna na perspectiva da teoria histórico-cultural: reflexões sobre leitura e escrita. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.48, pp.114-128. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2015/jan.abr.v25n48.009.

Este artigo objetiva refletir sobre a leitura e a escrita no ensino da língua materna que considera a função social da escrita e a especificidade do trabalho escolar ao lidar com as questões da linguagem. Resulta de pesquisa feita com base no estudo de autores da teoria histórico-cultural, visando a refletir sobre as implicações pedagógicas da teoria para o desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem da leitura e da escrita nas séries iniciais do ensino fundamental. Para a presente reflexão, tomamos parte desse estudo que fez uma aproximação entre a teoria histórico-cultural e a teoria dialógica da linguagem, culminando na sistematização de proposta para organização do ensino de língua materna que põe em relação três elementos formadores da dinâmica deste trabalho: o conteúdo cultural (a língua escrita, como meio de interação entre as pessoas), o professor (que orienta a relação do aprendiz com o objeto de conhecimento, por meio de enunciados de diferentes gêneros) e o aluno (ser ativo que aprende em suas relações sociais estabelecidas em sala de aula). Conclui que, trabalhando com a significação, sem a qual a palavra fica reduzida à sua realidade física, o professor viabiliza a compreensão da língua como ela é: uma realidade viva.

Palabras clave : Língua Materna; Ensino; Teoria histórico-Cultural; Séries Iniciais do ensino Fundamental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )