SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue48Mother tongue teaching process in the perspective of cultural-historical theory: reflections on reading and writingLearning evaluation and use of assistive technology resources in students with disabilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

KAJIHARA, Olinda Teruko; KAZAKEVICH, Juliana Godoi  and  JANEIRO, Vanderly. Dificuldades de alunos respiradores orais na resolução de problemas matemáticos do tipo aditivo. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.48, pp.129-149. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2015/jan.abr.v25n48.010.

Neste estudo, foram avaliados 26 alunos com características de respiração oral e seus 42 colegas de classe, do terceiro ano do Ensino Fundamental, em uma tarefa de resolução de 13 problemas do tipo aditivo. O desempenho dos respiradores orais na tarefa foi inferior ao de seus colegas de classe (Teste t Pareado, p < 0,00). A análise intergrupos revelou que a proporção de erros de atenção cometidos pelos respiradores orais (30,13%) foi maior que a de seus colegas de classe (18,90%; Teste para Comparação de Duas Proporções, p < 0,00). Os respiradores orais cometeram proporções semelhantes de erros de atenção e de interpretação (Teste Binomial Exato, p < 0,25), e os seus colegas de classe, mais erros de interpretação que de atenção (p < 0,00). As dificuldades de atenção e de interpretação foram os principais fatores que levaram os respiradores orais a errarem, em média, 66% dos problemas; e a dificuldade de interpretação das situações aditivas foi o principal fator que levou os colegas de classe a errarem, em média, 43% dos problemas. O tratamento precoce da respiração oral pode impedir prejuízos no desenvolvimento e na aprendizagem e, por isso, é importante que o professor oriente os familiares dos respiradores orais a buscarem ajuda de um especialista.

Keywords : Respiração Oral; Problemas Aditivos; Dificuldades de Atenção.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )