SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número48La enseñanza de la lengua materna en la perspectiva de la teoría histórico-cultural: reflexiones sobre lectura y escrituraLa evaluación del aprendizaje y el uso de los recursos de tecnología asistiva en alumnos con deficiências índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

KAJIHARA, Olinda Teruko; KAZAKEVICH, Juliana Godoi  y  JANEIRO, Vanderly. Dificuldades de alunos respiradores orais na resolução de problemas matemáticos do tipo aditivo. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.48, pp.129-149. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2015/jan.abr.v25n48.010.

Neste estudo, foram avaliados 26 alunos com características de respiração oral e seus 42 colegas de classe, do terceiro ano do Ensino Fundamental, em uma tarefa de resolução de 13 problemas do tipo aditivo. O desempenho dos respiradores orais na tarefa foi inferior ao de seus colegas de classe (Teste t Pareado, p < 0,00). A análise intergrupos revelou que a proporção de erros de atenção cometidos pelos respiradores orais (30,13%) foi maior que a de seus colegas de classe (18,90%; Teste para Comparação de Duas Proporções, p < 0,00). Os respiradores orais cometeram proporções semelhantes de erros de atenção e de interpretação (Teste Binomial Exato, p < 0,25), e os seus colegas de classe, mais erros de interpretação que de atenção (p < 0,00). As dificuldades de atenção e de interpretação foram os principais fatores que levaram os respiradores orais a errarem, em média, 66% dos problemas; e a dificuldade de interpretação das situações aditivas foi o principal fator que levou os colegas de classe a errarem, em média, 43% dos problemas. O tratamento precoce da respiração oral pode impedir prejuízos no desenvolvimento e na aprendizagem e, por isso, é importante que o professor oriente os familiares dos respiradores orais a buscarem ajuda de um especialista.

Palabras clave : Respiração Oral; Problemas Aditivos; Dificuldades de Atenção.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )