SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número48Dificultades de alumnos respiradores orales en la resolución de problemas matemáticos del tipo aditivoRelación Familia-Escuela y Educación Especial: Opinión de Profesores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

GIVIGI, Rosana Carla do Nascimento; ALCANTARA, Juliana Nascimento de; SILVA, Raquel Souza  y  . A avaliação da aprendizagem e o uso dos recursos de tecnologia assistiva em alunos com deficiências. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.48, pp.150-167. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2015/jan.abr.v25n48.011.

Neste trabalho, a disposição foi de pensar a avaliação da aprendizagem e o uso dos recursos de Tecnologia Assistiva em alunos com deficiência. Discute a inclusão como desafio, o que impulsiona uma reorientação nas questões educacionais e quanto ao apoio técnico e financeiro. Para tanto, a pesquisa intervém junto às escolas da rede municipal e estadual do nordeste brasileiro, orientada pela interlocução com os princípios histórico-culturais e da pesquisa-ação-colaborativo-crítica. Foram cinco (05) escolas acompanhadas semanalmente, onde estão matriculados alunos com deficiências severas. A partir do trabalho com esses alunos foi possível refletir sobre os procedimentos utilizados na escola, pensar como os recursos de Tecnologia Assistiva chegam até lá e qual sua importância para garantir um processo avaliativo adequado. Evidenciam-se os seguintes resultados: apenas as políticas oficiais não são capazes de delinear o trabalho nas escolas, de modificar o processo de avaliação, é preciso colocá-las em movimento, nas práticas discursivas, nas ações, contribuindo para que a escola se efetive como espaço de inclusão. Nas escolas não havia nenhum tipo de adaptação para o processo avaliativo; os alunos com deficiência não participavam da avaliação; as escolas não conheciam os recursos de TA; os alunos com deficiências severas não são atendidos em suas especificidades nas escolas; os professores dessas escolas entendiam a avaliação como processo estático e linear; o trabalho colaborativo pode ser uma alternativa de modificar as ações na escola. Por fim, a tecnologia pode estar a serviço da escola, promovendo a aprendizagem desses alunos. Nos tempos atuais, o educador deve estar preparado para o desafio de trabalhar na diversidade, produzindo novas potencialidades.

Palabras clave : Avaliação; Pesquisa-Ação; Educação Especial; Tecnologia Assistiva.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )