SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número48Relación Familia-Escuela y Educación Especial: Opinión de Profesores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

YONEZAWA, Fernando Hiromi. Só a alegria produz conhecimento: corpo, afeto e aprendizagem ética na leitura deleuzeana de Spinoza. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.48, pp.186-199. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2015/jan.abr.v25n48.013.

O objetivo deste trabalho, realizado a partir de pesquisa teórica da obra filosófica de Gilles Deleuze, é compreender a relação entre a produção de conhecimento, o afeto e o corpo, problemática contida na leitura deleuzeana de Spinoza. Para tanto, são explorados os textos de Deleuze que tratam de Spinoza, bem como os livros Ética e Tratado da Reforma do Entendimento do filósofo holandês. Observa-se, pois, que o corpo se constitui como matéria ética da produção de diferentes níveis de conhecimento. Este trabalho está centrado especificamente nos dois primeiros níveis de conhecimento, os quais, de modo crescente, trazem um conhecimento dos encontros, de forma a potencializar a sensibilidade e o pensamento. Abordando os conceitos de afeto e noção comum enquanto produtos dos encontros entre corpos, se traça o sentido de um conhecimento ético, o qual depende do corpo poder ser afetado de alegria. Ao final, conclui-se que a potência de conhecer também só é produzida como aumento da capacidade de agir na medida em que um esforço não natural do pensamento se alia a essa sensibilidade do corpo.

Palabras clave : Corpo; Afeto; Alegria; Conhecimento; Ética.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )