SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue49Historical survey of teacher education in Brazil in the '30s to the '90s: legislation and educational policies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

BELLO, Isabel Melero  and  PENNAI, Marieta Gouvêa de Oliveira. Tendências na formação de professores da educação básica dos municípios paulistas: uma abordagem crítica. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.49, pp.209-224. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2015/maio.ago.v25n49.002.

O objetivo deste artigo é contribuir com o debate sobre a formação inicial de professores do ensino fundamental I mediante análise de uma das ações empreendidas pelo MEC a partir de 2007: o Plano de Ações Articuladas (PAR). A partir dos termos de cooperação técnica assinados para a efetivação da parceria entre o MEC e os municípios paulistas considerados prioritários no período 2007-2011, foi feito um levantamento das demandas de formação continuada apresentadas pelos professores do ensino fundamental I. Tais demandas foram analisadas tendo como base estudos de António Nóvoa sobre aspectos considerados inerentes à formação de professores, a saber: compreensão da educação como campo de conhecimento; conhecimento de metodologias de trabalho e domínio dos conteúdos escolares. Devido às demandas identificadas no levantamento de dados, acrescentou-se às dimensões de Nóvoa o conhecimento da gestão e organização do trabalho escolar. Mediante a análise dos dados, foi possível evidenciar qual direcionamento o MEC tem dado à formação docente, assim como identificar o descompasso entre os currículos dos cursos de Pedagogia e as necessidades formativas para o exercício do magistério.

Keywords : Formação de Professores em Serviço; Plano de Ações Articuladas; Política Educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )