SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número49Levantamiento histórico de la formación de profesores en Brasil, de los años 30 a los años 90: legislación y políticas educacionales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

BELLO, Isabel Melero  y  PENNAI, Marieta Gouvêa de Oliveira. Tendências na formação de professores da educação básica dos municípios paulistas: uma abordagem crítica. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.49, pp.209-224. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2015/maio.ago.v25n49.002.

O objetivo deste artigo é contribuir com o debate sobre a formação inicial de professores do ensino fundamental I mediante análise de uma das ações empreendidas pelo MEC a partir de 2007: o Plano de Ações Articuladas (PAR). A partir dos termos de cooperação técnica assinados para a efetivação da parceria entre o MEC e os municípios paulistas considerados prioritários no período 2007-2011, foi feito um levantamento das demandas de formação continuada apresentadas pelos professores do ensino fundamental I. Tais demandas foram analisadas tendo como base estudos de António Nóvoa sobre aspectos considerados inerentes à formação de professores, a saber: compreensão da educação como campo de conhecimento; conhecimento de metodologias de trabalho e domínio dos conteúdos escolares. Devido às demandas identificadas no levantamento de dados, acrescentou-se às dimensões de Nóvoa o conhecimento da gestão e organização do trabalho escolar. Mediante a análise dos dados, foi possível evidenciar qual direcionamento o MEC tem dado à formação docente, assim como identificar o descompasso entre os currículos dos cursos de Pedagogia e as necessidades formativas para o exercício do magistério.

Palabras clave : Formação de Professores em Serviço; Plano de Ações Articuladas; Política Educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )