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Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

BELLO, Isabel Melero  e  PENNAI, Marieta Gouvêa de Oliveira. Tendências na formação de professores da educação básica dos municípios paulistas: uma abordagem crítica. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.49, pp.209-224. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2015/maio.ago.v25n49.002.

O objetivo deste artigo é contribuir com o debate sobre a formação inicial de professores do ensino fundamental I mediante análise de uma das ações empreendidas pelo MEC a partir de 2007: o Plano de Ações Articuladas (PAR). A partir dos termos de cooperação técnica assinados para a efetivação da parceria entre o MEC e os municípios paulistas considerados prioritários no período 2007-2011, foi feito um levantamento das demandas de formação continuada apresentadas pelos professores do ensino fundamental I. Tais demandas foram analisadas tendo como base estudos de António Nóvoa sobre aspectos considerados inerentes à formação de professores, a saber: compreensão da educação como campo de conhecimento; conhecimento de metodologias de trabalho e domínio dos conteúdos escolares. Devido às demandas identificadas no levantamento de dados, acrescentou-se às dimensões de Nóvoa o conhecimento da gestão e organização do trabalho escolar. Mediante a análise dos dados, foi possível evidenciar qual direcionamento o MEC tem dado à formação docente, assim como identificar o descompasso entre os currículos dos cursos de Pedagogia e as necessidades formativas para o exercício do magistério.

Palavras-chave : Formação de Professores em Serviço; Plano de Ações Articuladas; Política Educacional.

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