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Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

SOKOLOWSKI, Maria Teresa. Levantamento histórico da formação de professores no Brasil, dos anos 30 aos anos 90: legislação e políticas educacionais. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.49, pp.225-238. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2015/maio.ago.v25n49.003.

Este artigo procura reconstituir a história da formação de professores no Brasil, a partir da década de 1930 até a década de 1990, nos cursos de licenciatura voltados à formação de professores para a segunda fase do que denominamos, hoje, ensino fundamental e para o ensino médio, priorizando o embasamento legal e as relações políticas, para entendermos que os modelos pedagógicos adotados para a formação desses professores foram, historicamente, respostas às demandas do mundo do trabalho. A escolha de iniciar o estudo por essa década deve-se ao fato de que foi nesse período que as universidades instituíram os cursos de licenciatura. Em seguida, a análise será das décadas de 1960 e 1970, período da promulgação da LDB de 1961 e da implantação do modelo de educação tecnicista, finalizando com o modelo de formação de professores baseado na LDB de 1996.

Palabras clave : Formação de Professores; Legislação Educacional; Políticas Educacionais; Mundo do Trabalho.

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