SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número49Levantamiento histórico de la formación de profesores en Brasil, de los años 30 a los años 90: legislación y políticas educacionalesEducación profesional integrada a la enseñanza media en Paraná: límites y posibilidades EpiemP:lp índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

QUEIROZ, Edileuza Dias de  y  PLACIDO, Patrícia de Oliveira. Processos formativos em Educação Ambiental: rumo à manutenção ou transformação da realidade?. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.49, pp.239-252. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2015/maio.ago.v25n49.004.

Este trabalho é fruto de duas pesquisas de mestrado concluídas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Objetiva-se refletir e construir algumas considerações provocativas, embora não inaugurais, sobre diferentes processos formativos em Educação Ambiental (EA) no que toca a formação inicial e continuada de educadores. No primeiro estudo, analisa-se a incorporação da dimensão socioambiental em dois cursos de Licenciatura de universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro, verificando como a EA é percebida e praticada pelos docentes. No segundo, a abordagem recai sobre a análise de processos formativos instituídos por empresas no ambiente escolar. Como opção teórico-metodológica, sustenta-se a discussão no materialismo histórico e dialético, na análise dos discursos e das práticas dos educadores envolvidos nas pesquisas. Conclui-se que, nos processos formativos em EA naturalizam-se discursos e práticas conservadores por dentro e por fora do contexto escolar. Políticas de formação de educadores são construídas na lógica desenvolvimentista, sem aprofundamento crítico, limitando-se a experiências romantizadas, tecnicistas e comportamentais.

Palabras clave : Processos Formativos; Educação Ambiental; Manutenção e Transformação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )