SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número49Levantamento histórico da formação de professores no Brasil, dos anos 30 aos anos 90: legislação e políticas educacionaisEducação profissional integrada ao ensino médio no Paraná: limites e possibilidades EpiemP:lp índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

QUEIROZ, Edileuza Dias de  e  PLACIDO, Patrícia de Oliveira. Processos formativos em Educação Ambiental: rumo à manutenção ou transformação da realidade?. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.49, pp.239-252. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2015/maio.ago.v25n49.004.

Este trabalho é fruto de duas pesquisas de mestrado concluídas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Objetiva-se refletir e construir algumas considerações provocativas, embora não inaugurais, sobre diferentes processos formativos em Educação Ambiental (EA) no que toca a formação inicial e continuada de educadores. No primeiro estudo, analisa-se a incorporação da dimensão socioambiental em dois cursos de Licenciatura de universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro, verificando como a EA é percebida e praticada pelos docentes. No segundo, a abordagem recai sobre a análise de processos formativos instituídos por empresas no ambiente escolar. Como opção teórico-metodológica, sustenta-se a discussão no materialismo histórico e dialético, na análise dos discursos e das práticas dos educadores envolvidos nas pesquisas. Conclui-se que, nos processos formativos em EA naturalizam-se discursos e práticas conservadores por dentro e por fora do contexto escolar. Políticas de formação de educadores são construídas na lógica desenvolvimentista, sem aprofundamento crítico, limitando-se a experiências romantizadas, tecnicistas e comportamentais.

Palavras-chave : Processos Formativos; Educação Ambiental; Manutenção e Transformação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )