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Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

CZERNISZ, Eliane Cleide da Silva  y  BATISTAO, Marci. Educação profissional integrada ao ensino médio no Paraná: limites e possibilidades EpiemP:lp. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.49, pp.253-267. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.2015/maio.ago.v25n49.005.

Este texto analisa a integração do ensino médio à educação profissional, desenvolvida pelo Estado do Paraná no período de 2003 a 2010. Os argumentos apresentados foram obtidos a partir de discussão bibliográfica e análise de documentos e legislação da educação, que fundamentam, também, as questões relativas ao sentido assumido pelo currículo para o processo de integração da educação profissional ao ensino médio no Paraná. A análise realizada permite observar que os percalços que se apresentaram durante tal processo indicam divisões e antagonismos que se encontram na base da organização da sociedade capitalista e, por isso mesmo, representam importante complexidade. Também, possibilita o entendimento da constante necessidade de reflexão acerca dos limites e possibilidades da educação profissional integrada ao ensino médio como uma questão imprescindível a um país que busca o desenvolvimento, mas que tem, fundamentalmente, o dever de pensar na melhoria das condições de vida dos trabalhadores, garantindo-lhes a formação profissional como direito social.

Palabras clave : Política Educacional; Educação Profissional; Ensino Médio; Currículo.

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